quarta-feira, 24 de abril de 2013

ativ.4.3


Mídia-Educação no Contexto Escolar:
mapeamento crítico dos trabalhos
realizados nas escolas de Ensino
Fundamental em Florianópolis
Silvio da Costa Pereira.

Resumo

Muito além de simples novidades tecnológicas, os diversos meios de comunicação, que vem sendo criados a partir do domínio técnico da eletricidade e das ondas eletromagnéticas atuam na produção e na disseminação de cultura, moral e ideológica. Se antes o jornal e os livros o faziam,
isso foi bastante expandido pela massificação do uso dos novos equipamentos. Faz-se, portanto, necessário, refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de forma crítica e criativa.
Hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. Isso ressalta a importância de haver, dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais, espaços de reflexão a respeito do papel politico, cultural e econômico das mídias.
As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas tem passado a se preocupar em mudar a vida das mídias. Embora os fanzines e jornais comunitários fossem feitos nessa pespectiva, a proliferação de rádios e TVs comunitárias, sites, blogs e o uso e a apropriação do espaço midiático.
Por outro lado também é importante enxergar a explosão do uso de mídias para a comunicação Interpessoal. Os múltiplos usos dos celulares(para troca de mensagens de texto, fotos, vídeos, além da tradicional conversa por voz existente nos telefones fixos) e computadores (MSN, Orkut, e-mails, telefonia por IP, chats, etc.) demonstram a incorporação das novas mídias ao cardápio comunicacional dos brasileiros, em especial dos mais jovens.
Uma série de pesquisas vêm mostrando que os brasileiros investem mais tempo vendo TV e navegando na web do que lendo. Análise de tais pesquisas muitas vezes dão aos textos escritos maior valor cultural que aos textos orais e visuais, principalmente os de origem popular os das mídias.
No senso comum, a linguagem audiovisual é tomada como auto-evidente. Mas as mensagens das mídias são textos complexos, que possuem gramática próprias que são usados para expressar conceitos e ideias sobre o mundo. Por isso, não mídia que não possa ser usada na escola.
Uma possível abordagem para o trabalho de mídia-educação escolar é feita através do uso de conceitos ou aspectos chave, que expressam compreensões conceituais a respeito das mídias.
O fator tecnológico é importante porque altera não somente o texto em sí, como também a audiência a quem os textos podem chegar.
Desta forma os aspectos ligados à tecnologia , linguagem e representação foram os mais trabalhados, mesmo assim. Algumas abordagens são privilegiadas, como por exemplo a aquisição de habilidades(tecnologia) ou um viés ideológico.



Reflexão sobre o texto

Bem antes os jornais, os livros faziam parte do nosso dia a dia, mas com o aparecimento das tecnologias e o uso de novos equipamentos, foram expandidos, hoje as escolas, as famílias e grupos sociais utilizam, os meios de comunicação mais importantes, as tecnologias mudaram nossas vidas, o uso dos celulares, para troca de mensagens, conversas nos telefones fixos, e nos computadores a troca de e-mails. Pesquisas mostram que que os brasileiros investem mais tempo vendo TV, e navegando da web do que lendo. Sabendo-se que muitas vezes os textos escritos tem mais valor cultural, do que os textos orais e visuais, principalmente vos de origem popular os da mídias.

Arapiraca, 24 de Abril de 2013.

Edmilson Messias dos Santos
Aluno

Nenhum comentário:

Postar um comentário